terça-feira, 2 de setembro de 2008

Unicap comemora os 10 anos do PIBIC


Um dos acontecimentos mais esperado da 6ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade, é o lançamento do livro: “Evolução histórica da iniciação científica na Universidade Católica de Pernambuco”. O livro comemora os 10 anos do Pibic – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e traz diversos relatos de estudantes e professores que participaram dos projetos de pesquisa.

O programa, criado em 1988 pela Unicap, é direcionado para alunos de graduação e procura incentivar a participação dos alunos em pesquisas científicas. Um dos orientadores do Pibic, o professor Heitor Rocha, fala sobre a importância da pesquisa científica, na vida acadêmica e profissional do estudante: “A possibilidade de participar de uma pesquisa de iniciação científica, valoriza muito a formação dos alunos e possibilita um aprofundamento que pode vir a viabilizar novos graus, como uma seleção de mestrado. É a abertura de uma carreira acadêmica”.

Este ano, uma novidade do Pibic é o primeiro Edital para cadastramento de estudantes que pretendem realizar atividades de pesquisa como voluntários, assim mais alunos poderão fazer participar dos projetos. “A iniciação científica é importante porque você tem uma noção de como é a área de pesquisa. Ela abre uma janela que permite o entendimento de como funciona o processo, que consiste em pesquisar estudos passados e em cima disso construir uma coisa nova, que contribua para o desenvolvimento da ciência.” Declara o estudante bolsista do Pibic, Renan Azevedo.
Serviço:

O 1º Edital de Iniciação Científica para voluntários da Unicap está disponível no site: www.unicap.br/pesquisa/pibic.
Repórter: Maria Eduarda Menezes

Nenhum comentário: